Verão e Sol: 3 ventiladores para aliviar o calor
A notícia é que a energia elétrica vai voltar a subir o preço e o calor do verão só aumenta. A melhor saída é apostar em bons ventiladores e assim aliviar o calor em casa. Afinal, um ventilador é em média 75% mais econômico que um ar-condicional. Não passe calor na quarentena! Compre um ventilador.
Pensando nisso, a Ferpam preparou um comparativo simples de alguns tipos de ventiladores, para facilitar a sua escolha, agilizar sua vida e minimizar os impactos do calor na sua casa.
Entenda melhor os tipos de ventiladores e como eles podem te beneficiar em diversas situações.
Ventilador de teto:
Esta opção de ventilador de teto é a mais usada para arejar ambientes fechados, domésticos ou comerciais. Seu vento é unidirecional, isso beneficia mais quem fica embaixo dele e a área de ventilação é mais limitada.
Apesar disso, os ventiladores de teto são muito eficientes para apartamentos e casas pequenas, pois ventilador de teto pode ajudar a retirar o cheiro de comida da casa e manter o ambiente mais arejado e fresco.
Em ambientes corporativos, como salas de recepção geralmente o ventilador de teto é ideal para ajudar na ventilação do ambiente que tem muita gente circulando e a vantagem deste modelo é a estética que pode ser atrelada à iluminação e harmonizar com a decoração do ambiente sem chamar tanta atenção. Os ventiladores de teto são muito usados também em quarto de bebês, onde os pais não querem colocar ar-condicionado, mas também não querem que o bebê passe calor. Tem modelos coloridinhos e lindos com lâmpada e tudo.
Ventilador de parede:
Normalmente os ventiladores de parede são mais utilizado em ambientes comerciais, apensar da estética de um ventilador pendurado fixo na parede não ser a melhor, isso ajuda em tais ambientes, pois não ocupa espaço na bancada, nas mesas e cantos. Ou seja, promove uma ventilação eficiente e mais direcional, além disso, a área de ventilação acaba sendo maior.
Nada impede que ventiladores de parede possam ser instalados em casa, é usual por exemplo, em áreas de lazer e churrasco, onde o ar-condicionado não é tão comum. E este ventilador tem uma excelente performance para minimizar o calor.
Outro fator que faz este modelo não ser muito usado em quarto e sala é que eles costumam ser mais barulhentos. Mas, nada impede de você usar.
Ventilador de Mesa:
Este é aquele coringa de toda casa, o ventilador de mesa, tem sua utilização considerada mais doméstica e por isso costumamos usá-los para atender visitas em casa de última hora e precisamos colocar todo mundo para dormir na sala.
Mas, este ventilador também é muito utilizado nas casas brasileiras como multi-ambientes, por ser portátil e leve permite mudar o ventilador de ambiente sempre que precisar. O tamanho deles também interfere na escolha, os menores para ambientes pequenos e maiores quando sua área é um pouco maior.
A inovação é que agora as industrias estão produzindo ventiladores de mesa coloridos, trazendo personalidade para os ambientes em que serão utilizados.
Ventilador de Coluna:
Este ventilador, o de coluna, é muito comum nas casas brasileiras, por ser portátil, potente e ventilar uma grande área. Ele não precisa estar acomodado sobre mesas, bancadas ou banquetas e por isso é muito fácil de colocar em qualquer ambiente.
Os ventiladores de coluna podem ser usado na sala já pronto para ventilar na altura da sua cama, pode ser posicionado no home office para ventilar certinho a altura da sua cadeira, pode ser levado para área de lazer e churrasco e atender tranquilamente a sua reunião familiar e ainda pode atender às visitas que chegarem na sala.
A única desvantagem é que eles são ligeiramente mais pesados e se não forem locomovidos de forma adequada pode quebrar a coluna de suporte. Então só cuidado mesmo ao movimentar este ventilador e ele vai te atender muito bem em toda a casa.