TIPOS DE IRRIGAÇÃO: Qual a ideal para a sua plantação?
A irrigação é uma tecnologia muito importante para a agricultura e pecuária brasileira, mas afinal quais são os tipos e como você deve escolher o melhor para o seu lucro?
Sendo um dos principais recursos tecnológicos usado na agricultura no Brasil, a irrigação faz toda a diferença, principalmente em um lugar como o nosso país, onde existe má distribuição de água, escassez e irregularidade de chuvas, que pode acarretar em perdas para plantações, grandes ou pequenas.
É importante saber que para implantar a irrigação na sua produção, é preciso planejamento, isso mesmo, afinal para saber qual o tipo ideal para você, a Borrachas Confiança, especialista em irrigação das Lojas Ferpam, idealiza um projeto e te auxilia na compra de todos os irrigadores, mangueiras, e tudo mais o que for necessário para a realização desse projeto.
A irrigação é uma forma de manter o seu lucro o ano todo, auxiliando no desempenho da sua produção na terra, garantindo estabilidade no crescimento dos alimentos. Vem entender um pouco mais sobre os tipos de irrigação e como essa tecnologia pode facilitar o seu dia a dia no campo.
Alguns fatores são fundamentais para observar antes de escolher o seu sistema de irrigação, como: tipo de plantas e alimentos que são cultivados, o tipo de solo e suas especificidades onde a plantação se encontra. Outro fator de relevância é o clima do lugar onde é localizado a sua cultura, e a quantidade de recursos hídricos, ou seja, vazão e quantidade de água disponível para utilizar no seu projeto de irrigação.
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre alguns tipos de irrigação e seus diferenciais, assim você pode começar a pensar em como garantir mais lucro e produtividade na sua plantação.
Irrigação por Aspersão: Adaptável a diversos tipos de plantações, a irrigação por aspersão recria como se fosse uma chuva artificial, ao jorrar gotículas de água que são absorvidas pelo solo. A irrigação por aspersão pode gastar mais energia, mas também é um dos sistemas mais adaptáveis, seja pelo tipo de cultura, ou topografia do lugar.
Irrigação por Microaspersão: Suavidade e uniformização são as maiores características desse tipo de sistema. Com o funcionamento parecido ao sistema de aspersão, a Microaspersão também pode ser utilizada em diferentes tipos de culturas e topografias, além de ser um sistema mais fácil de montar e desmontar, o que facilita em casos de mudanças de local.
Irrigação localizada: Esse tipo de sistema de irrigação é um tipo de baixa vazão, já que deposita água diretamente na raiz das plantas, formando uma faixa ou círculo em volta da planta. A água é mantida por um tempo maior em contato com a plantação, por isso é recomendada para vegetais e frutas, além de ter um custo menor em consumo de energia e água, mas um custo maior para implantação.
Esses são alguns tipos de sistemas de irrigação, se você quer saber mais procure a Borrachas Confiança, que tem os melhores equipamentos e os melhores especialistas para te ajudar, e fique ligado no conteúdo da Ferpam, pelo nosso Instagram e nosso Blog.