Teste: Que tipo de Cliente você é?
Dia 15 de setembro é o dia do cliente e nós decidimos fazer um pequeno teste para você se autoconhecer e saber mais sobre que tipo de cliente você é.
Compreender um pouco mais sobre sua personalidade como consumidor pode te ajudar a efetivar compras mais eficazes, gerando assim bons negócios para sua vida.
Hoje vamos levar em consideração 4 tipos comuns de clientes e você pode observar melhor quem é você como cliente. Responda as perguntas e entenda sobre sua personalidade.
Responda sim ou não a cada Bloco de perguntas:
BLOCO 1:
1-Você está sempre atento às ofertas, brindes, cupons ou tudo para ganhar das lojas?
2- Toma decisões de forma racional, mas sempre para obter boas vantagens?
3- Segue todos os canais para observar o preço do produto por semanas?
4- Quando vê uma promoção e já compara logo com outras lojas?
Resposta: Se você se identificou mais com este grupo de perguntas e respondeu sim para pelo menos 3 dessas perguntas você pode ser um CLIENTE: Buscador de vantagens.
Na cabeça deste cliente vantagens são importantes. Ele precisa ganhar a mais para poder justificar uma compra. O único cuidado que ele deve ter é não cair em ofertas fajutas, não compre produtos falsos! Mesmo que o desconto seja bom, não se deixe levar pelos brindes, pois quando a oferta é muito alta a qualidade do produto pode deixar a desejar.
BLOCO 2:
1- Só compra se tiver com o menor preço
2- Não liga muito para qualidade se tiver muito barato é melhor
3- Só gasta com o que é essencial e por isso economiza muito
4- O básico me atende, não preciso de comprar coisas muito elaboradas e caras?
Respostas: Se o teu positivo foi para este bloco 2 de perguntas você é um CLIENTE: Econômico essencialista.
Este tipo de cliente compra pouco, busca por praticidade, preço e usabilidade. Suas compras são sempre básicas e nunca estoura o cartão, nem por qualidade. O cuidado que este cliente deve ter é calcular o custo benefício. Observe se os produtos da sua última compra se acabaram rápido. Se eles se estragaram fácil, tenha cuidado para não ter que gastar novamente em outras compras da mesma coisa.
BLOCO 3:
1- Se diverte comprando e as vezes até excede o limite de gastos?
2- Nunca planeja uma compra, se precisa só vai na primeira loja e pega o que precisa?
3- Suas compras são impulsivas e as vezes você se arrepende?
4- Gosta de comprar marcas, produtos finos e se mostrar por comprar?
Resposta: Se você respondeu sim para 3 das perguntas deste grupo você é o CLIENTE: Aventureiro.
Este cliente é o queridinho das lojas, pois ele compra por prazer. Isso mesmo! As compras dele não são planejadas, não existem limites para seus sonhos, eles gastam sem medo. Porém, estes clientes devem pensar um pouco mais sobre a necessidade do produto, pois compras compulsivas podem render bons arrependimentos.
BLOCO 4:
1- Analisa muito os termos técnicos e as especificações dos produtos?
2- Para você a qualidade vem acima de tudo, mesmo que custe mais caro?
3- Só compra marcas conhecidas e com garantias?
4- Avalia sempre os prós e contras, antes de finalizar a compra?
Resposta: Já se suas respostas sim foram para este bloco de perguntas você é o CLIENTE: Fiel e Qualitativo.
Ou seja, este tipo de cliente gosta de comprar segurança, qualidade, marca boa. Ele não costuma se arrepender de suas compras pois elas são muito planejadas e tem um padrão de alta exigência. O cuidado deste tipo de cliente é comprar itens de alto padrão, que nem tem assim tanta funcionalidade no seu dia a dia.
Exemplo: Comprar uma máquina extremamente profissional, sendo que ele é apenas um hobbysta de final de semana, que trabalha 1 vez no mês. Então cuidado!
O segredo para o cliente não se embananar nas compras é dizer ao vendedor exatamente o que procura, e conhecer sua personalidade ajuda muito nisso. Faça o teste!
Feliz dia do Cliente!