Este ano a Black Friday acontece no dia 29 de novembro, muita gente já fez a lista de compras para esta data. Por isso, é preciso tomar certos cuidados, para viver a melhor experiência de compra online nesta data.
A História da Black Friday começou nos anos 60 e está relacionada ao comércio americano. Foi de lá que a ideai comercial de um verdadeiro “Queima de estoque” se expandiu para todo o mundo.
Com o advento do comércio eletrônico as compras deixaram de ser limitadas à lojas físicas e localidades. A partir de agora, o consumidor tem a oportunidade de participar da Black Friday na sala da sua casa, sem correria, sem enfrentar trânsito e sem longas filas de espera para finalizar a compra.
Comprar online inspiram cuidados e a Ferpam vai de ajudar com 5 dicas:
Mesmo se você já tem costume de compra online deve ficar atento, pois diariamente milhares de consumidores são lesados por falsos anúncios, sites fraudulentos ou golpes diversos online.
- Esteja protegido:use bom sistema antivírus, busque site com SSL e o cadeado no link de finalização da compra, pesquise os sêlos da empresa. Os sêlos mais conhecidos são o Google navegação segura e o Ebit, mas dá para checar outros sêlos também.
- Certifique-se da existência da loja: consulte o CNPJ, confirme o endereço físico, se consta no google meu negócio. Veja se a loja existe nas redes sociais, observe se a presença da loja online já passa de 1 ano e meio de postagens. E por fim leia os seus comentários, novos e antigos.
Outro ponto importante da certificação da qualidade e confiabilidade do site é se nele tive muito conteúdo informativo publicado em Blog. Quando as empresas postam blogs há mais de 1 ano, principalmente conteúdos que mostrem serviços, funcionários e instalações da loja física, isso significa que a marca se preocupa em gerar valor.
- canais de atendimento que atendem de verdade:Busque contato pessoal e por vários canais de atendimento. Faça contato pelo WhatsApp, acompanhe os status da loja, muito importante ligue para o número fixo e pergunte se a loja emite nota fiscal.
Certifique-se que o link da loja é verdadeiro, a maioria dos golpistas usam sites falsos com nomes similares aos de grandes lojas. Eles mudam apenas uma letra no link e enganam milhares.
- Duvide de preços muito baixos:Páginas de venda separadas do site, com preços extremamente baixos podem ser indícios de fraude.
5.Compre com cartão de crédito: este é o único meio de pagamento que permite você rastrear o vendedor, ou até, em último caso não reconhecer o recebimento de um produto/serviço comprado pela internet.
OBS: antes de ligar no banco para contestar ou alegar a fraude, você já deve ter procurado a loja física para solicitar o estorno. Somente procure o banco se houver problemas no cancelamento com a loja.este é o único meio de pagamento que permite você rastrear o vendedor, permite não reconhecer a compra.