Conheça já a estratégia de irrigação localizada e 3 erros comuns ao fazê-la
A estratégia de irrigação Localizada é uma das mais disseminadas no Brasil e no mundo, ela é muito útil para determinados tipos de cultivos. Sabia que é possível aplicar água em apenas uma parte específica do solo bem junto à planta. Venha conhecer mais...
Se você é agricultor, em qualquer nível de atuação, provavelmente já ouviu falar de irrigação. Ao contrário do que muitos pensam, é necessário muito estudo e técnica para projetar um sistema eficiente de irrigação. São muitos os detalhes e especificidades conforme a condição, localização da propriedade e o tipo de cultivo.
Você sabia que, basicamente, existem quatro métodos de se fazer irrigação (superfície, aspersão, localizada e subirrigação). Para cada método, há pelo menos dois sistemas de irrigação a serem empregados.
Vamos então à Técnica de Irrigação Localizada
O método de irrigação localizada, como o próprio nome já diz, se caracteriza pela utilização de baixo volume de água, bem no pé da planta e perto de suas raízes, porém com uma frequência mais contínua, para garantir umidade constante no solo.
Ela é a segunda técnica mais utilizada no Brasil e se dá super bem na produção de plantas frutíferas. Basicamente existem dois sistemas que podem ser aplicados na irrigação localizada são a microaspersão e o gotejamento.
Suas principais vantagens são: Baixo custo de energia e com a mão de obra; Elevada eficiência, pois rega diretamente na raiz; pode ser usada para aplicação de fertilizantes, com a fertirrigação; Adapta-se bem a tipos de solo diferentes; Mantém o solo úmido e oxigenado de maneira mais uniforme e entre outras.
3 erros causados por falta de um bom projeto de Irrigação
Em regiões secas a irrigação pode ser a única solução. Mas, em regiões com altos índices de chuva é preciso cautela.
- Dimensionar hidraulicamente de forma errada: erros na força da pressão que a água chega podem danificar tanto o sistema, quanto a própria produção.
- Tentar economizar nos materiais do sistema de irrigação: erro na compra de materiais inadequados que vão entupir e estragar mais rápido ou, até mesmo, gerar desperdício de água e energia.
- Perda na produção: afogamento ou ressecamento da cultura e prejuízos com baixa produtividade. Pode até reduzir a estabilidade da planta por disponibilidade constante de água, a raiz atrofia e deixa a planta instável.
Se você precisa economizar com seu sistema de irrigação, a melhor solução é procurar um profissional. Na Ferpam calculamos tudo por você, formando um projeto individualizado que te ajude a economizar água e energia durante o uso do seu sistema de irrigação.
Aqui planejamos também toda sua lista de compras e passamos todo o orçamento dos tubos, conexões, bombas, filtros e etc que você precisará. Nosso foco é te ajudar a criar um projeto econômico, duradouro e que promova sua produtividade corretamente.
Antes de mais nada, é preciso alinhar aqui as expectativas… Não dá para fazer um bom trabalho de irrigação sem um profissional da área. É preciso sim ter uma empresa parceira, como a Ferpam e Borrachas Confiança, que possua técnicos especializados em sistema de irrigação.
Segundo a Embrapa, “O planejamento de sistemas de irrigação localizada exige, além de conhecimentos sobre a cultura a ser irrigada, conhecimentos específicos de hidráulica, devendo ser realizado por técnico especializado”. Fale sempre com um especialista para evitar prejuízos.
A Ferpam tem as melhores soluções para você pequeno e médio agricultor. Saiba que estamos aqui para cuidar do seu planejamento de irrigação corretamente, resultando em maior leveza, facilidade de transporte, instalação e manutenção, o que irá gerar redução dos custos totais desde a implantação até a operação do seu projeto.
Deseja aprender mais sobre irrigação e adquirir produtos especializados nesta área? Siga nos em @ferpamoficial no Instagram e @borrachasconfianca.