Como ensinar Jardinagem para crianças
A jardinagem pode ser inserida na rotina das crianças de uma forma educativa e sustentável e pode se tornar uma grande paixão para seus filhos (as). Então você se pergunta, mas em quê jardinagem vai colaborar para a vida do meu filho?
Os três principais aprendizados, que a jardinagem vai trazer para o seu filho, são: cuidados com o meio ambiente (valorização da terra, do ar, do sol e da água), respeito aos outros seres (animais e plantas) e virtudes como a responsabilidade, a paciência e a dedicação (cuidar da planta trará esforço e responsabilidade).
Agora que acabamos de te convencer que Jardinagem é uma boa atividade para crianças, a questão é … como incluí-la no seu dia a dia? Quais são os aspectos básicos que devem ser ensinados na Jardinagem?
Ensine os seguintes tópicos para as crianças:
Preparar o solo: Fale da importância dos nutrientes para o enriquecimento da terra e diga que as plantas também precisam de vitaminas e minerais para conseguir crescer e se desenvolver. Afinal, é da terra que elas retiram os nutrientes para viver.
Plantar uma semente ou a muda: Após a terra prontinha, coloque a mão na massa e ensine a importância da água para o crescimento da muda/semente que estarão plantando.
Ensinar a regar: ter sabedoria e regar de forma consciente é fundamental para não desperdiçar água, nem afogar a plantinha.
Decorar um vaso: A casinha da sua planta também é importante. Onde sua plantinha vai morar? As crianças podem criar vasos de material reciclável ou customizar recipientes novos com pinturas, colagens ou mosaicos. Elas também podem fazer plaquinhas com a espécie e nome das plantas.
Exercitar a paciência: Fotografe cada fase do crescimento das plantinhas. Aos poucos seu filho vai adquirindo o hábito de cuidar, a responsabilidade de observar, regar todos os dias e assim vai desejar plantar novas mudas/sementes.
Nos conte como foi sua experiência de Jardinagem com as crianças aqui nos comentários! A Ferpam tem alguns itens que podem te ajudar. Confira!