Características do Eletrodo Revestido
O eletrodo revestido é a peça consumível do processo de solda e a mais importante. A escolha do eletrodo correto depende de uma série de fatores, incluindo o material a ser soldado, a posição que a solda irá ser realizada e as propriedades da solda desejada.
Eletrodos revestidos para aços carbono consistem em dois elementos: a alma metálica, que tem as funções principais de conduzir a corrente elétrica e fornecer metal de adição para a junta, e o revestimento, uma mistura de metal chamado de fluxo, que emite gases, uma vez que se decompõe para evitar a contaminação da solda.
Funções do Revestimento:
-Proteção do metal de solda
-Estabilização do arco
-Adição de elementos de liga ao metal de solda
-Direcionamento do arco elétrico
-Função da escória como agente fluxante
-Características da posição de soldagem
-Controle da integridade do metal de solda
-Propriedades mecânicas específicas do metal de solda
-Isolamento da alma de aço
Tipos de revestimento:
-básico
-Celulósico
-rutílico
-alto rendimento
Fonte de energia
A fonte de energia tem um papel fundamental de gerar uma corrente de energia constante, mesmo tendo variações na distância do arco e na tensão elétrica. Isto é importante porque a maioria das aplicações são manuais, exigindo destreza do operador ao segurar o porta eletrodo. Transformador tipo retificador, um eletrodo com sistema de alimentação, os gases e a tocha de soldagem. Esses são as fontes de energia para abrir o arco elétrico.
Diagrama Soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido
1.Revestimento de Flu
2.Vareta (Alma)
3.Gás de Proteção
4.Poça de fusão
5.Metal base
6.Metal de solda
7.Escória solidificada