Dia de Proteção às florestas: Período de queimada chegando
Em 17 de julho, o Brasil celebra um dia importante para proteção das florestas. No nosso estado conhecemos os meses de julho, agosto e setembro como meses de intensas queimadas. E por isso, nós da Ferpam levantamos aqui este alerta! Conscientizar e prevenir é sempre a melhor opção. Veja abaixo algumas dicas!
Evite as seguintes ações e projeta as florestas:
Não coloque fogo propositalmente nas florestas ou matas;
Cuide para não jogar cigarros acesos em beira de estrada
Evite descartar objetos em combustão em qualquer área verde
Compartilhe esses lembretes de prevenção a queimadas com o máximo de amigos e
ajude a promover a proteção das florestas.
Redobre os cuidados, em breve chegamos ao período de ápice de queimadas. Não custa lembrar que tais atitudes são danosas para as flores e para o ser humano. Em temos de pandemia de SARS COV2 (Coronavírus causador da COVID-19) que atinge principalmente as vias respiratórias.
Não custa lembrar que o fogo, as fumaças causam elevação na quantidade de doenças respiratórias. Pois a fumaça proveniente das queimadas contém diversos elementos que podem ser tóxicos e este material podem percorrer todo o sistema respiratório e atingindo os alvéolos pulmonares, e até chegar à corrente sanguínea.
Não provoque calamidades por causa de uma mera queimada! Hoje mais do que nunca, as pessoas precisam respirar sem medo. Previna-se de incêndios!
Um pedido especial de cuidado:
Aos amigos Fazendeiros da Ferpam, nós indicamos o dobro de cuidado com suas propriedades para evitar os incêndios! Sabemos que as causas dos incêndios florestais são diversas, mas existe aquela parcela de fogo que é causada na tentativa de fazer a queimada de pastos.
Por isso, alertamos para a necessidade de ter uma equipe de combate a incêndios preparada nas fazendas. Estejam devidamente equipados com ferramentas que facilitem o combate a chamas como: Bombas Costais anti-incêndio, mochilas anti-incêndios e etc.
Atenção! Se sua propriedade for grande os cuidados devem ser dobrados. Por isso, é fundamental ter uma ferramenta motorizada que tenha ação mais abrangente possível. Como os Pulverizados/Atomizadores motorizados com o SR 420 STIHL e o SR450 STIHL, estas ferramentas, além de serem excelentes para pulverização de produtos e insumos na agricultura, podem ser auxiliar na pulverização de água em combate a incêndio.
Os incêndios florestais podem ser causados por:
– Causas naturais: raios, reações fermentativas exotérmicas, concentração de raios solares em quartzo ou cacos de vidros, entre outras possíveis causas.
– Descuido humano ao fazer pequenas fogueiras, feitas em acampamentos;
– Fagulhas provenientes de maquinas consumidoras de carvão ou lenha, como locomotivas, por exemplo;
– Descontrole de queimadas de pastos, realizadas visando a renovação ou recuperação da pastagem, fazendo assim, a eliminação de plantas invasoras e a “adição de nutrientes” ao solo, oriundos do material vegetal queimado.
– Incendiários criminosos, por vingança, ou para culpar pessoas.