Lixadeira ORBITAL OU ROTO-ORBITAL
Hoje o blog da FERPAM vem com mais um "tirando dúvidas" da galera com informações importantes, e você irá descobrir tudo o que precisa saber sobre as lixadeiras orbitais e roto-orbitais. Você sabe qual a melhor para a sua oficina? Vem com a gente descobrir.
Hoje o blog da FERPAM vem com mais um “tirando dúvidas” com informações importantes, e você irá descobrir tudo o que precisa saber sobre as lixadeiras orbitais e roto-orbitais. Você sabe qual a melhor para a sua oficina? Vem com a gente descobrir.
Aprenda sobre a lixadeira orbital
A lixadeira orbital é uma máquina profissional que tem a característica de produzir vibração, desta forma ela vai produzindo o lixamento das peças em madeira com suavidade.
Normalmente, suas lixas são de ¼ e de 1/3 e a fixação das mesmas costumam ser por meio de clipes externos, o que facilita a troca do abrasivo.
Apesar de pequenas as lixadeiras orbitais agem com destaque! Pois sua capacidade de lixamento em madeira e parede é superior à da uma mão humana. Além disso, com esta ferramenta lixar será mais rápido e menos desgastante ao operador.
Uma grande vantagem é que ela tem baixo custo de compra e de manutenção, além de que seu material abrasivo é muito baratinho. As vantagens são inúmeros, mas também há desvantagem!
Saiba que este tipo de lixa tem indicação apenas para uso em madeiras tais como MDF, MDP e compensado. Além disso, apesar de sua limitação, ela é excelente na realização de trabalho que foi projetada para fazer, realizando com destreza o lixamento de parede e portas.
No entanto, tem uma desvantagem na maioria das orbitais não há coletor de pó, o que as torna um pouco mais chatas de usar pela quantidade de pó levantado durante o lixamento.
Porém tem versões desta lixadeira orbital que vem sim com coletor de pó. Além disso, chegou recentemente na Bosch a lixadeira orbital movida à bateria com mini coletor de pó, esta sim veio para dar muito mais liberdade de uso ao operador da ferramenta.
Aprenda sobre a lixadeira roto-orbital
Esta máquina é diferenciada pelo movimento duplo de vibração e giro, ou seja, ao mesmo tempo em que ela gira ela também vibra. Seus movimentos são mais rápidos e mais potente, por isso elas costumam ter uma agressividade maior no lixamento.
Algumas das lixadeiras roto-orbitais tem controle de velocidade e ainda coletor de pó, o que as torna mais eficientes na realização e um trabalho ágil e com menos bagunça. Seus abrasivos são discos arredondados, e por serem específicos saem ligeiramente mais caros.
As roto-orbitais costumam ter indicação para uso automotivo (retirar tintas e lixar a lataria dos carros). Além disso, pode ser ainda usada para lixamento de madeiras (incluindo as mais grosseiras).
Por ser mais agressiva em seu lixamento ela tem um excelente desempenho produtivo, mas pode chegar a danificar peças caso seja usada na velocidade errada. Aliás por ser uma máquina ligeiramente mais cara, ela também tem custo de manutenção maior.
Dica sobre a hora de comprar sua maquina
É como sempre dizemos aqui na Ferpam não existe ferramenta ruim! O que existe é falta de informação sobre o que a máquina faz e como ela trabalha. Por exemplo, antes de comprar uma ferramenta elétrica ou bateria é preciso determinar qual a potencia ideal para a maquina, pois isso determinará qual o tempo de trabalho que ela aguentará.
Por isso, nossa dica de hoje é conheça seu serviço, e leve para o vendedor exatamente o tipo de coisas que você precisa que a máquina realize e o mesmo saberá dimensionar a ferramenta ideal para você.
Leve para seu vendedor as seguintes informações:
1- Qual tipo de serviço você vai realizar
2- Qual tipo de material você mais usa
3- Qual a dimensão do seu trabalho (hobby, autônomo, profissional, industrial)
4- Se você já teve uma máquina qual era a potência em watts da mesma? Esta potência era suficiente ou não?
5- Voltagem da sua maquina
6- Quantas horas de trabalho contínuo você costuma realizar
Saber dimensionar a máquina para o tipo certo de utilização irá garantir maior vida útil a suas ferramentas e menos gastos com manutenção em assistência técnica. Se você gostou desta informação comente e compartilhe, ajude-nos a levar conhecimento a clientes em todo o Brasil.