Dia Nacional da prevenção de acidentes no trabalho
Proteção sim! Sem Epi não! Ação visa conscientizar empregados e empregadores para o uso adequado de aparelhos de proteção individual.
A empresa Ferpam, realiza nos dias 26 e 27 de julho a ação: “Proteção sim, sem EPI não! ”. A ação visa promover a conscientização através de medidas preventivas com orientações para uso de aparelhos de proteção individual e acontece na sede da empresa, localizada na Rua SE 7, Quadra 104 Sul, Conjunto 1, Lote 16A.
A conscientização é em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho que é celebrado anualmente no dia 27 de julho, e a data é símbolo da luta das trabalhadoras e dos trabalhadores por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. O dia comemorativo propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes.
Segundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, entre 2012 de 2018 foram contabilizados 17.200 falecimentos em razão de algum incidente ou doença relacionados à atividade laboral, e as áreas mais atingidas foram os dedos (833 mil incidentes), pés (273 mil), mãos (254 mil), joelho (180 mil), partes múltiplas (152 mil) e articulação do tornozelo (135 mil).
Para o diretor da Ferpam, Ivan Ricardo essas ações de conscientização são importantes pois levam tanto os empregados como os empregadores ao sinal de alerta para o uso dos equipamentos corretos e se preocuparem em construir ambientes mais saudáveis para o desenvolvimento do trabalho. “A prevenção precisa acontecer antes dos acidentes, pois o simples uso da luva adequada e um capacete correto evita acidentes gravíssimos, por isso estamos juntos na luta pela conscientização, na nossa empresa adotamos medidas simples, mas que fazem toda a diferença.”
O especialista em EPIS, Kleber Barbosa, fala da importância dessa ação de conscientização pois quando existe o uso adequado das proteções, os danos causados aos empregados são mínimos. “ A preocupação em fazer a ação surge da necessidade de orientações para o uso da proteção certa para atividade a ser desempenhada, pois existem proteções para cada ramo e são específicos para cada finalidade, não é simplesmente escolher qualquer luva e pronto, vai muito além disso, e nós procuramos orientar nesse sentido.”
Ações da FERPAM para Conscientizar
Além das ações dentro da empresa com demonstrações e orientações tanto para empregados como para empregadores, também acontecerão ações de conscientização em alguns pontos da capital com o mascote Ferpamzinho, assim a empresa espera colaborar efetivamente para a redução no número de acidentes e alertar a população.
Preparamos aqui alguns kits completos para Prevenção de acidentes
Para incentivar o uso do Equipamento de Proteção individual sempre reforçamos aqui que o empregador é o responsável pelo fornecimento dos EPI’s, mas é o trabalhador a parte responsável por utilizá-lo diariamente.
Cada colaborador tem o direito de ter acesso, e todos os equipamentos devem obedecer às normas regulamentadoras e ser registrado com seu C.A (certificado de aprovação). Certifique-se de usar apenas equipamentos de proteção devidamente registrados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.
Equipamento de segurança para Serviços Gerais:
Equipamento de segurança para Pedreiros:
Luva pigmentada ou luvas de vaqueta
Equipamento de segurança para Estoquista:
Luvas pigmentadas antiderrapantes