Monte seu kit básico para pescaria
Esta temporada de praia é quase um convite à a pesca amadora. Com isso, os iniciantes da pescaria ficam apreensivos por não saber como montar seu kit básico para pesca. Então, vem com a gente!
Podemos te dar três motivos simples para pescar, e ainda te ensinar um pouco sobre as regras para a pescaria neste post. Mas, nosso objetivo principal é apresentar o que um pescador iniciante precisa para montar seu kit de pesca, para peixes de até 5kg.
Lista dos itens básicos para um pescador amador iniciante:
` 1 vara de pesca
` 1 molinete
` 2 anzóis: um mais grosso (n° 22) e um mais fino (n° 16)
` 2 chumbos
` 1 girador (para ajudar a desenrolar a linha ao retorná-la para o molinete girando)
` 2 iscas artificiais (ideal para o tipo de peixe que tem na sua região)
` 1 boia flutuadora
` 1 caixa organizadora de itens de pesca
` 1 alicate para tirar o anzol da boca do peixe sem machucar suas mãos
` 1 chapéu de palha grande, para se proteger do sol
` 1 garrafa térmica para levar água
` 1 protetor solar com repelente
` 1 balde para colocar o peixe e manuseá-lo com calma
` 1 tesoura
` 1 canivete
3 Motivos para você começar a pescar
1° Atividade relaxante:
A máxima, “Está nervoso? Vai pescar! ”, da música da dupla sertaneja Gino e Geno, é aqui o nosso motivo número um. A cultura brasileira acredita que pescar ajuda relaxar. Então, se você está precisando de um novo hobby para descansar a mente do estresse comece a pescar, pois esperar o peixe ajuda exercita sua paciência e ainda melhora a concentração.
2° Diversão em grupo:
Normalmente, não se pratica a pesca sozinho, pois os grupos de pesca são quase que culturais, pois numa canoa sempre estão duas ou mais pessoas. Há aqueles que aproveitam para papear, beber e até comer na pescaria.
Podemos te dar certeza que pescar é diversão, pois é através dela é possível conversar, sorrir e se divertir enquanto o peixe não fisga e quando você pega o peixe a sensação de satisfação é incrível. Topa tentar?
Se você é do tipo que leva pescaria amadora um pouco mais a sério, e pensa que o silêncio é importante, saiba que sim é possível conversar e gerar laços mais fortes através da pesca. Sabia que é muito comum a pescaria ser entre entre pais, filhos e netos, isso ajuda a gerar confiança, pois cria uma atividade em comum entre gerações.
3° Contato com a Natureza:
Os benefícios da pesca vão além! Claro que através dela você pode adquirir mais concentração, foco e destreza manual. Mas, nada se compara com respirar ar puro, tomar sol e recarregar a vitamina D no corpo, escutar o canto dos pássaros e vislumbrar a imensidão dos rios. Este contato com a natureza é muito especial e promove a sensação de bem-estar.
Regras para Pesca no Estado do Tocantins
No Estado do Tocantins o órgão ambiental que cuida e regula a pesca é o Naturatins, autarquia criada em 1989, para garantir a execução da política ambiental do Estado, fazendo o monitoramento e o controle ambiental; por meio da fiscalização e prestação de serviços como emissão de licenças ou fechamento de convênios, acordos e contratos.
Todo pescador amador ou esportivo deve conhecer as regras para sua atividade esportiva, como por exemplo saber que é proibido venda, comercialização ou até mesmo transporte de mais de 5kg de pescado por pessoas da modalidade amadora.
Além disso, o pescador amador deve portar a licença durante sua pescaria. Ou seja, em caso de fiscalização todos os pesadores da embarcação devem portar sua licença mais comprovante de pagamento e seguir as normas estabelecidas.
Para obter a licença, basta preencher o seguinte formulário e pagar o boleto de inscrição. Mas, atenção pescadores! A carteira só é válida mediante apresentação em conjunto com o comprovante de pagamento.