Curiosidades

​Ferramentas para curar a saudade

No dia 30 de janeiro se comemora o dia da Saudade e nós resolvemos fazer um post sobre este tema. Nosso objetivo é ajudar você a lidar com esse sentimento que as vezes dói.

No dia 30 de janeiro se comemora o dia da Saudade e nós resolvemos fazer um post sobre este tema. Nosso objetivo é ajudar você a lidar com esse sentimento que as vezes dói.

Hoje, nós pegamos dicas do mundo da Psicologia e do Desenvolvimento pessoal. Mas, para começar vamos entender o que é saudade. Segundo o dicionário a saudade é “um sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”.

Para muito este sentimento é um tema controverso, uns dizem que faz bem outros dizem o contrário. Na verdade, nem a filosofia, nem a poesia e nem a ciência explica se é bom ou ruim sentir saudade.

Enfim, o que importa é que cada ser humano tem direito de sentir saudade do seu próprio jeito. Porém, não podemos negar que em algumas situações a saudade pode doer muito, por isso nos atentamos a apresentar dicas práticas de como ajudar pessoas a lidar melhor com este sentimento.

Basicamente existem dois grandes tipos de saudade

A saudade daqueles que já se foram, a mais difícil de superar, e o segundo tipo de saudade que é a dos que ainda estão nesta terra, porém se encontram distantes de nós. Existe também a saudade de objetos, de experiências e de períodos da vida. Todavia, hoje vamos falar das duas saudades principais.

Saudade 1: Daqueles que já se foram!

A saudade de uma pessoa que já morreu não é fácil de lidar. Na verdade, ela é a que mais dói e o buraco no coração nunca se fechará. É isso mesmo! A parte mais complicada sobre falar dessa saudade é que ela nunca acaba. Mas, tem um jeito de transformá-la em algo menos dolorido.

A técnica mais interessante é a da gratidão, esta também é a que gera melhores resultados. Agradeça todos os dias pelos anos que viveu ao lado daquela pessoa amada. Agradeça ainda, pelas coisas que você aprendeu só com esta maravilhosa pessoa que se foi, mas deixou sua marca por onde passou.

Outra técnica igualmente valiosa para curar a saudade é ocupar sua mente com os vivos. Na maioria das vezes, se você olhar ao redor, conseguirá enxergar que ainda existem muitas pessoas maravilhosas ao seu redor.

Por isso, ocupe-se com eles, faça jantares, crie momentos, faça atividades que normalmente não faria. Além de despertar gratidão sobre aqueles que continuam ao seu lado, esta técnica tira sua mente do foco negativo da saudade.

No final das contas, a gratidão vai te fazer olhar para aqueles que estão ao seu lado em vida com mais importância e amor. Ser feliz é uma escolha, aproveite as oportunidades de estar com as pessoas que você ama.

Saudade 2: Dos que estão vivos, porém a uma longa distância

Com certeza este tipo de saudade é mais fácil de lidar, apesar de também provocar aquele vazio no peito e algumas lágrimas. Com esta saudade dá para pega mais leve, afinal a solução dela é uma possibilidade real.

Para matar esta saudade, uma solução simples é ir ver a pessoa que você ama de forma especial. As soluções podem ser três: visitar, se mudar para mais perto ou trazer a pessoa amada para morar mais próximo de você.

Planeje-se para visitar esta pessoa querida que mora longe. Se a viagem for para outro país, por exemplo, faça visitas a cada 1 ano e meio. Combine para você ir uma vez e na outra vez a pessoa vem lhe ver. Assim, você vai gastar dinheiro a cada 3 anos e dá tempo para juntar o dinheiro necessário e matar a saudade.

Está sem dinheiro? Não tem condições de ir ver pessoalmente. Calma que você pode usar a tecnologia a seu favor. As redes sociais estão aí para nos ajudar a viver mais conectados com quem está longe.

Compartilhe sua vida com a pessoa sempre que puder. Faça ligações 1x por semana, envie fotos, vídeos e áudios. Use tudo isso para se sentir mais perto. Isso ajuda muito!

A terceira dica, é viva sua vida no presente! Faça atividades, conheça amigos, esteja rodeado de pessoas especiais que te façam bem. Isso ajuda a distrair sua mente daqueles que não estão perto e ainda te ajuda a viver o presente momento da sua vida mais feliz.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir Chat